TELEFONE

(47) 98406-3518

QUAL A RELAçãO DAS EMOçõES COM O SISTEMA IMUNOLóGICO?

Suélen dos Santos Amorim
Suélen dos Santos Amorim
  • Proprietária da Potencializar Treinamentos
  • Coach, Palestrante e Analista Comportamental
  • Bacharel em Naturologia Aplicada
  • Especialista em Acupuntura e em Psicologia Multifocal
30
set

Qual a relação das emoções com o sistema imunológico?

30 setembro, 2020

Olá pessoa abençoada!

Você sabia que as nossas emoções afetam a nossa imunidade, ou seja, a nossa resistência imunológica?

Pesquisas apontam que o sistema endócrino e o sistema nervoso influenciam as defesas do nosso corpo pela liberação de hormônios, que estão diretamente ligados as nossas emoções.

Quando sentimos alegria, tranquilidade, contentamento, paz, leveza, entre outras emoções positivas, nosso corpo funciona de maneira equilibrada.

Quando nos irritamos, guardamos culpa, ficamos mau humorados, com medo, raiva, rancor, entre outras emoções negativas, ocorre a liberação de substâncias neuroendócrinas ligadas ao estresse. Sob ação destes hormônios nosso corpo atua como se estivesse pronto para lutar e/ou fugir. Se isso é muito frequente, os órgãos recebem doses maiores do que a necessária destes hormônios, o que afeta nossas células de defesa, ou seja, nossa imunidade.

Grande parte das doenças têm sua causa no estresse crônico. E este estresse pode ser gerado pela ansiedade, tensão excessiva no dia-a-dia, períodos de dificuldades, falta de sono, medo em excesso, excesso de problemas e incapacidade para administrar os problemas, entre outras coisas.

Por isso, precisamos aprender a lidar com as nossas emoções. Somos um ser emocional e controlar a emoção é algo talvez até impossível. Mas administrar é possível e isso começa com a auto-observação. Você percebe a emoção crescendo dentro de si, tenta entender porque ela surgiu, avalia a situação e decide uma forma saudável de canalizar essa emoção. Porque emoção é energia e se você tentar segurar vai explodir ou ficar doente. Despejar nossa raiva, tensão ou desespero nos outros também não resolve e nem temos esse direito. Contudo, podemos chorar, desabafar com alguém, dar uns gritos, fazer uma corrida, pintar, cantar, dançar... e depois de extravasar a energia vale refletir em quais emoções queremos vibrar ao longo do dia.

Eu não sei você, mas eu não quero viver no mau humor, na raiva, na tristeza, na mágoa ou no medo. Então, mesmo quando estas emoções surgem, eu as observo, tento entender como surgiram e depois as reciclo, mudo a vibração decretando coisas boas e positivas para a minha vida. Às vezes isso demora pouco tempo. Às vezes demora algumas horas e até dias. O que importa é eu retomar o comando de mim mesma vibrando na gratidão, na alegria, na aceitação, na coragem, na leveza, na tranquilidade e na fé. Depende de um querer mesmo. Querer cultivar uma vida de qualidade e produzir saúde.

Eu quero saúde e uma vida de qualidade! E você?

Cuide mais de você, ao menos hoje!

Forte abraço!

Suélen Amorim

Vida Plena com Suélen Amorim

Vida Plena com Suélen Amorim

AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL D.I.S.C.

Analíticos

Dominantes

Influentes

Estáveis

DEPOIMENTOS

Quero te agradecer pelos seus atendimentos com Thetahealing, já fiz isso pessoalmente nos nossos encontros, mas desejo deixar minha gratidão também por escrito. Desde que iniciamos os a...

Amanda Brouwers

atendida com Thetahealing

Para mim, Juceli, foi um prazer muito grande participar do Compromisso do Autoconhecimento. Essa experiência foi única, foi um momento muito importante de descoberta, de olhar para dentro ...

Juceli Virmond

participante do Compromisso do Autoconhecimento

"Tive o prazer de assistir as palestras de Suélen Amorim. Ela me transmitiu muita esperança, sabedoria e fé que as pessoas podem sonhar em tentar simplificar a vida para ser mais feliz. A...

Paulina Regis

da Silva
Copyright © 2018 Potencializar Treinamentos. Todos os direitos reservados.
QUAX - Sites & Sistemas