Fitoterapia vem do grego e quer dizer "tratamento" (therapeia) "vegetal" (phyton). Portanto, fitoterapia é a modalidade terapêutica que faz uso de plantas medicinais em diferentes formas (chás, cápsulas, tinturas, pomadas, compressas) sem adição de substâncias ativas isoladas para auxílio ao tratamento de doenças, manutenção e recuperação da saúde.
O uso das plantas como remédio é provavelmente tão antigo quanto à própria humanidade. Há registros do seu uso no Egito, Índia, China, civilização greco-romana, cutura indígena e tantas outras.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estimula e recomenda o uso de plantas medicinais que tiverem comprovadas sua eficácia e segurança terapêuticas.
Uma planta medicinal é qualquer planta que promova ação farmacológica, ou seja, que tenha propriedade de provocar reações benéficas no organismo resultando em recuperação e saúde. E estudiosos afirmam que ao nosso redor podemos encontrar todos os remédios que precisamos através do uso de plantas medicinais.
As plantas medicinais podem ser usadas na forma de chá, xarope, tintura (extrato alcoólico), maceração, cápsula, pomada, creme, suco, salada, entre outras. A forma mais comum de uso é o chá, que pode ser feito da seguinte forma:
_infusão: indicado para as partes moles da planta como folhas e flores. Colocar a planta picada num recipiente e despejar sobre ela água em início de ebulição, abafar durante 10 minutos, coar e tomar.
_tisana: indicado para folhas duras, sementes, rizomas. Colocar a planta picada em água fria e ferver por 2 a 5 minutos com panela tampada. Deixar repousar por 10 minutos abafado, coar e tomar.
_decocção: indicado para sementes, cascas de árvores, raízes, frutas. Ferver de 10 a 15 minutos. Abafar 10 minutos, coar e tomar.
E existem alguns cuidados básicos que devemos ter quando queremos comprar e utilizar plantas medicinais:
_colher plantas de locais longe de esgotos, agrotóxicos, lixões, estradas e animais que urinem nas plantas;
_ao comprar plantas verificar a validade da planta seca e se não está mofada;
_evitar chá de saquinho porque pode conter mofo ou bichos e não conseguimos ver;
_não comprar plantas secas que ficam expostas ao sol ou em recipientes abertos;
_verificar a parte da planta a ser usada e comprada;
_não tomar o chá com mais de 24 horas de preparação porque ele começa a fermentar;
_ao utilizar a planta fresca verificar se não há fungos, manchas...
_não utilizar plantas medicinais durante a gravidez sem a orientação de um profissional habilitado;
_para fazer o chá preferir utensílios de barro, louça, vidro ou cobre;
_quando for pesquisar uma planta ou comprar ficar atento ao nome científico dela, porque existe muita confusão com os nomes populares das plantas;
_não esperar curas milagrosas com plantas medicinais porque isto poderá retardar o início de uma terapia convencional necessária e agravar a doença.
Quer saber mais sobre fitoterapia e se beneficiar do uso das plantas medicinais?
Procure um naturólogo!
Um forte abraço!
Suélen dos Santos Amorim
Proprietária da Potencializar Treinamentos
Coach, Palestrante e Analista Comportamental
Bacharel em Naturologia Aplicada
Especialista em Acupuntura e em Psicologia Multifocal
www.potencializartreinamentos.com.br
Eu me chamo Célia e fiz o Compromisso do Autoconhecimento com a Suélen Amorim. Foram dias maravilhosos e libertadores, eu aprendi muito, descobri qualidades em mim que até então não sab...
Realizei com a Coach Suélen dos Santos Amorim a minha avaliação comportamental. Baseada na análise do meu ponto de vista e de outras pessoas do meu convívio, pude entender de forma mai...
Eu sou a Vanessa e participei do Compromisso do Autoconhecimento com a Suélen Amorim. Foi uma semana simplesmente incrível e leve. Apesar das atividades que tínhamos em alguns momentos se...