Destino existe ou nós traçamos nosso caminho a cada dia?
Caso você considere que o destino está pronto e traçado desde o dia em que nasce, nenhuma das suas decisões e escolhas podem interferir no caminho a seguir. Contudo, se não depende de você o destino a chegar, se torna mais provável a lamentação e a frustração de não alcançar resultados melhores na sua vida pessoal e/ou profissional.
A pessoa que joga a responsabilidade para o destino se exime da culpa do fracasso e às vezes isso é cômodo. Muitos falam: “Era para ser assim, obra do destino”, ou “Deus quis assim”, ou ainda “É de família...”
Entretanto, o ser humano é dotado de livre arbítrio e várias religiões também citam isso. Nós podemos escolher o que somos e fazemos todos os dias. Escolhemos o que bebemos, o que comemos, a forma como tratamos as pessoas e como vivemos nossa vida.
Tendo liberdade de tomar as próprias decisões, nós podemos ir mudando rotas e pontos de chegada. Tudo o que fazemos tem consequências. Nossas ações ressoam no universo. Para cada ação, uma reação que volta, como um efeito bumerang. Então, talvez, destino não exista pronto. Talvez ele seja uma construção de cada indivíduo que vai direcionando sua caminhada, consciente ou inconscientemente.
Se nossas decisões nos conduzem por caminhos diversos, quanto mais claras e sensatas minhas decisões, melhores resultados encontrarei.
Já diz o ditado que “Colhemos o que plantamos.” Quem planta banana colhe melancia? Não! Efeito bumerang do universo. O que vai, volta, cedo ou tarde.
E lhes dou um simples exemplo: Se você tem familiares com hipertensão, não cuida da própria saúde e ingere muito sal ao longo da vida, terá uma grande probabilidade de desenvolver hipertensão.
Por isso, se você não gosta do que está colhendo, perceba o que plantou no passado. E preste muita atenção no que continua plantando hoje, a cada dia. Cuide de você e viva uma vida com mais consciência dos seus atos e escolhas.
Um forte abraço!
Suélen dos Santos Amorim
Proprietária da Potencializar Treinamentos
Coach, Palestrante e Analista Comportamental
Bacharel em Naturologia Aplicada
Especialista em Acupuntura e em Psicologia Multifocal
Para mim, Juceli, foi um prazer muito grande participar do Compromisso do Autoconhecimento. Essa experiência foi única, foi um momento muito importante de descoberta, de olhar para dentro ...
Eu me chamo Célia e fiz o Compromisso do Autoconhecimento com a Suélen Amorim. Foram dias maravilhosos e libertadores, eu aprendi muito, descobri qualidades em mim que até então não sab...
"Tive o prazer de assistir as palestras de Suélen Amorim. Ela me transmitiu muita esperança, sabedoria e fé que as pessoas podem sonhar em tentar simplificar a vida para ser mais feliz. A...